quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lavagem do Bonfim



Hoje em Salvador acontece a Lavagem do Bonfim. Dia especial na cidade, onde uma multidão sobe a colina sagrada em procissão, num percurso de aproximadamente 14 quilômetros, buscando e agradecendo as bençãos.
A festa que é tida como a mais importante festa de largo da cidade,  acontece na última quinta-feira, antes do final do novenário que se encerra no segundo domingo após o Dia de Reis, e é marcada pela lavagem da escadaria e do adro da igreja por baianas vestidas a caráter, trazendo na cabeça água de cheiro (muito disputada entre os fiéis e turistas) para lavar o chão da igreja e flores para enfeitar o altar. A festa conta com a presença certa de autoridades, artistas e personalidades da cidade de Salvador.
O culto ao Senhor do Bonfim teve origem em 1669, em Setúbal, Portugal. Ainda neste ano o culto chegou ao Brasil, junto com uma cruz de Jesus crucificado. Uma imagem igual à que existe em Portugal chegou à Bahia em 1745 e, em 1754, foi construída a atual Igreja (Basílica) de Nosso Senhor do Bonfim.
Acima um vídeo com o músico Armadinho tocando, em sua guitarra, o hino ao Senhor do Bonfim. E uma ótima quinta de bençãos e boa energia para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante